Order:
  1.  30
    Natureza, Individuação e Logos em Merleau-Ponty.Osvaldo Fontes Filho - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):37-54.
    Este estudo sintetiza as leituras de Merleu-Ponty sobre a ciência moderna, e procura esclarecer como elas desautorizam uma concepção determinista da Natureza. Ao contrário da física newtoniana e de outras ontologias substancialistas, que submetem a contingência ao entendimento, Merleau-Ponty desvela um registro do descontínuo, onde os seres reduzem-se a “feixe de probabilidades”. Assim, ao fornecer sentido ontológico ao polimorfismo do tempo e do espaço percebidos, Merleau-Ponty intercepta em teóricos pós-newtonianos renovada concepção da matéria: “éter dos acontecimentos”, ela se esclarece menos (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  42
    Uma “possibilidade impossível de dizer”: O acontecimento em filosofia E em literatura, segundo Jacques Derrida.Osvaldo Fontes Filho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):143-161.
    Este artigo focaliza certa “possibilidade impossível de dizer o acontecimento”, motivo fértil nos últimos escritos de Derrida. A expressão “a possibilidade do impossível”, emprestada do pensamento heideggeriano da Ereignis, concorre a uma ética aporética que repensa as figuras da responsabilidade face à “inapropriabilidade do que acontece”. Nos lugares bem conhecidos da lógica derridiana da aporia – a justiça rebelde à regra, o “fantasma do indecidível” em cada acontecimento de decisão, a ilegalidade de toda invenção –, uma ética da alteridade propõe (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark